sábado, 19 de novembro de 2011

O filho pródigo... (Lucas 15:11)

Um pai. Dois filhos.
Uma parábola. Três histórias.
O pai havia trabalhado por boa vida. Não só para ele, mas para a sua família também.
Viu pelos anos, seus filhos dizerem as primeiras palavras; darem os primeiros passos... Crescerem e se tornarem homens.
Um filho é para os pais como o coração fora do corpo. VocÊ consegue entender a grandeza disto?
E um dia, o mais novo lhe pede o que lhe é de direito. Direito... Mas que lhe seria dado apenas após a morte do pai.
O pai toma um susto. Mas uma dor maior ainda estava por vir.
Após a partilha, ele junta suas coisas e diz:
" - Estou partindo. Já sou adulto e saberei me cuidar. Quero viver minha vida, e aqui há limites demais pra mim"
O pai não discute, nem debate. O filho parte e a história segue...

Um filho iludido. Com dinheiro muitos amigos, mulheres... vida própria.
Vê que a vida na caa de seu pai é limitada. Enxerga possibilidades imensas fora dali.
Decide partir. Mas, sem maturidade, sem a orientação do pai; gasta tudo do seu jeito, sem juízo.
Os amigos se vão, os amores, a paz, a felicidade.
Cai em si, e vê o tamanho da besteira que fez...
Será que o pai o perdoaria?
Será que o aceitaria? Mesmo que fosse como um empregado?
Sim, pois depois de ter acabado com tudo que o pai lhe deu, o que ele teria de direito?
Ele decide voltar. Ensaia um pedido de desculpas. Uma, duas vezes... Parte.

O pai, não dorme direito há dias. Não come direito e não esquece do filho.
Sua esperança porém não morre. Está no portão, como de costume... E sem que seus olhos acreditem, vê seu filho a caminho de casa.
Será? Ou é uma visão? Não! Ele realmente voltou.
O pai o abraça antes que ele se desculpe. Mas ele se põe diante do pai e suplica.
Há arrependimentos, lágrimas e perdão.
Ele volta à casa. Aos cuidados do pai. Ao lar. A tristeza se torna em alegria...

Mas... EU DISSE QUE ERAM 3 HISTÓRIAS, NÃO?
Há mais um filho.
E este, sempre cauteloso, esforçado, dedicado ao pai... é realmente um servo. Faz por amor. Mas ele vê seu irmão ser perdoado, abençoado e ainda a comemoração - mesmo depois do abandono.
Porque este merecia algo que ele mesmo nunca teve??
Teria ele menos valor? Feito algo de errado? Isso era realmente uma injustiça!
Decide não entrar para a comemoração.
O pai percebe algo e lhe pergunta o que ele tem.
Magoado, ele diz tudo que pensa e sente. Imagine você mesmo a cena:
O pai sorri, o abraça e diz que tudo é dele... É só pedir.

PORQUE ESTA PARÁBOLA?
Porque o destaque, a explicação dos personagens?
Pense nestes. Pense em VOCÊ.
De repente, hoje; agora, você esteja afastado. Longe do "lar".
Longe? Aí você diz: "Ah, mas eu vou à igreja, vou aos ensaios, aos cultos, visitas, escola dominical..."
Pense melhor: e o seu coração? Onde está?

Isaías 29:13 diz: "  Este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mime o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi ensinado". Será que você se encaixa neste versículo???
Quanto estão dentro da igreja; mas a sua mente, seus propósitos e coração distantes de Deus.
Se você está nesta situação, pare AGORA!!! Feche seus olhos e ore a Deus. Faça como Jeremias, nos livros das Lamentações 5:21: "Converte-nos a ti Senhor, e seremos convertidos. Renova os nossos dias como antes." Peça perdão. Não seja morno (Apocalipse 03:15 e 16). Volte.

E quanto ao mais velho? 
Quantos de nós estamos diante de Deus e não enxergamos que ele tem o melhor pra nós... Tudo! Vemos nossos irmãos serem abençoados... Ímpios serem abençoados. E nós? Brota um sentimento de desespero, de angústia e injustiça, mas a coisa é diferente...
Ore também. Peça que Deus lhe dê sabedoria para orar. Pra pedir... que ele abra seus olhos. A bíblia diz que não recebemos, porque não sabemos pedir.
Fazemos nosso Deus como um "deus" muito limitado, distante, frio desinteressado.
Deixe Deus te mostrar quem ele é.  O que ele quer pra você. O que ele pode te dar.

Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Isaías 29:13
Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Isaías 29:13

Nenhum comentário: